terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Alimentos aliados da beleza e saúde !

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"
Hipócrates

Alguns alimentos passamos a ingerir só após a mundança para uma dieta vegetariana, pois começamos sempre a optar pelo mais saudável.
Esses alimentos da beleza e saúde nos proporcionam diversos benefícios, como prolongar a juventude e manter a boa forma. Além de nos pouparem de técnicas cosméticas e até mesmo de ir a farmácia.


Aí vão alguns exemplos de alimentos que vão te beneficiar por dentro e por fora !

Arroz Integral - Rico em fibras, mantém o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação de toxinas. O resultado é visível. Os cabelos tornam-se brilhantes e a pele fica mais viçosa. Boa fonte de vitaminas B e E, além de minerais, como manganês, zinco e cobre, que agem contra o envelhecimento precoce.

Soja - Proteína vegetal, estimula a produção de estrógenio (hormonas femininas). Quem a consome a partir dos 40 anos evita sintomas da menopausa, como calores repentinos e secura vaginal.

Castanha-do-pará - Semente oleaginosa, riquíssima em selénio e vitamina E, combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Uma única castanha tem 42 calorias e 60 gramas de selénio, quantidade de
que o organismo necessita diariamente. Não deve ser consumida em excesso, já que 100 gramas (quinze unidades) contêm 636 calorias.

Brócolis - Os flavonóides, substâncias que os mantêm verdes, retardam o envelhecimento. Ricos em vitaminas
do complexo B, cálcio, ferro e magnésio. Combatem a fadiga e a anemia, favorecem a concentração e a memória, melhoram o humor. As fibras presentes nos talos ajudam a evitar o cancro do intestino.

Cenoura, abóbora, papaia e manga - Legumes e frutas alaranjadas são boas fontes de betacaroteno, cuja acção é combater os radicais livres. No organismo, essa substância transforma-se em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, protege as mucosas do nariz e da garganta, previne infecções respiratórias e favorece a renovação da pele.

Abacate - Apesar de altamente calórico (uma fatia contém 100 calorias), é rico em glutationa, substância antioxidante. Protege as artérias do coração contra os efeitos maléficos da gordura. Tem vitaminas A (óptima para pele e cabelo), C (acelera a cicatrização) e cálcio (previne a osteoporose, doença que enfraquece os ossos).

Alho previne hipertensão, câncer e inflamações, combate os radicais livres e reduz os níveis de colesterol
Dose diária*: 1 dente

Aveia combate o colesterol ruim e níveis elevados de açúcar no sangue
Dose diária*: farelo – 4 colheres de sopa; farinha – 6 colheres de sopa

Azeite de oliva reduz o colesterol ruim e previne inflamações
Dose diária*: 2 a 4 colheres de sopa

Frutas e verduras em geral, folhas verdes, cenoura, pepino, beterraba, abóbora, abobrinha, limão, maçã, laranja, banana, pêra, abacate, melão e mamão. Previnem doenças do coração, diabetes mellitus, câncer, hipertensão arterial e alterações na retina
Dose diária*: 300 a 400 gramas
 
Sementes oleaginosas nozes, avelãs, amêndoas e principalmente castanha-do-pará previnem doenças do coração e o colesterol ruim, além de combater os radicais livres
Dose diária*: 30 a 50 gramas

Semente de linhaça ajuda a evitar colesterol e câncer no tubo digestivo
Dose diária*: 10 gramas, no mínimo

Soja previne colesterol ruim, câncer de mama e osteoporose e melhora os sintomas da menopausa
Dose diária*: 25 gramas de proteína texturizada ou 1 xícara de chá de grãos

Suco de uva ou vinho tinto ajuda a evitar doenças cardiovasculares e cerebrais, além do câncer
Dose diária*: 2 copos de suco (400 ml) ou 1 taça (250 ml) de vinho tinto

Tomate previne câncer da próstata, doenças do coração e aterosclerose
Dose diária*: xícara de chá

Vegetais crucíferos nabo, brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, agrião e folhas de mostarda ajudam a evitar cânceres de mama e de próstata e combatem os radicais livres
Quantidade diária*: xícara de chá


Carina Motta

2 comentários:

  1. Depois que adotei uma dieta vegana minha saúde melhorou em muitos aspectos. Não me lembro da ultima vez que tive um resfriado e meu instestino funciona que é uma beleza! Refletindo na pele e nos cabelos. Enfim, só traz beneficios!

    ResponderExcluir
  2. Olá, vi seu blog atraves de uma comunidade do orkut!!!

    Caraca, não sabia de informação de mtos alimentos ai, vou até imprimir isso!!

    Débys
    http://cozinhev.blogspot.com/

    ResponderExcluir